JORNADA DE DANÇA DA BAHIA
BAHIA DANCE JOURNEY
A JORNADA DE DANÇA DA BAHIA é um encontro para discutir dança e educação inspirado nos ideais de Isadora Duncan. Coordenado por Fatima Suarez e com a curadoria dos professores da ECD, o projeto favorece o intercâmbio artístico e a reflexão sobre o ensino da dança contemporânea, provocando a difusão de práticas artístico-pedagógicas e incentivando a discussão e a pesquisa.
As atividades da JORNADA DE DANÇA DA BAHIA geralmente começam em fevereiro com a FORMAÇÃO ITINERANTE DE PROFESSORES DE DANÇA e continuam até setembro, com um programa que inclui oficinas para professores e performances de dança do repertório de Isadora Duncan com o grupo Contemporânea Ensemble. Ao longo dos anos, mais de 30 cidades brasileiras foram visitadas por este programa.
Em novembro, pessoas do Brasil e do mundo se reúnem em Salvador para o evento principal que inclui o FÓRUM DE EDUCADORES DE DANÇA, residências artísticas, espetáculos e bate-papos, em uma experiência completa, reafirmando o propósito deste trabalho que é o de acreditar na cultura como ferramenta indispensável para a transformação social.
The BAHIA DANCE JOURNEY is a meeting to discuss dance and education inspired by the ideals of Isadora Duncan. Coordinated by Fatima Suarez and with the curatorship of the ECD teachers, the project collaborate with the artistic exchange and the reflection on the teaching of contemporary dance provoking the dissemination of artistic-pedagogical practices and encouraging discussion and research.
The activities of the BAHIA DANCE JOURNEY usually begin in February with the ITINERANT TRAINING OF DANCE TEACHERS and continue until September, with a program that includes workshops for teachers and dance performances of the repertoire of Isadora Duncan with the Group contemporary Ensemble. Over the years, more than 30 Brazilian cities have been visited by this program.
In November, people from Brazil and the world gather in Salvador for the main event that includes the FORUM OF DANCE EDUCATORS, artistic residences, shows and chats, in a complete experience, reaffirming the purpose of this work, which is to believe in culture as an indispensable tool for social transformation.
CERTIFICAÇÃO ISADORA DUNCAN
ISADORA DUNCAN CERTIFICATION
A Certificação será oferecida para estudos básicos no trabalho de Duncan e prepara dançarinos para ensinar a dança de Isadora Duncan para crianças e adultos não profissionais. Concebido como um programa de 400 horas, o objetivo é dar aos alunos a
oportunidade de estudar e alcançar uma profunda compreensão da técnica Duncan e sua pedagogia de ensino.
O programa é projetado para que aqueles que tenham concluído o programa possam ao longo do seu estudo manter um relacionamento contínuo com a diretora artística, Fatima Suarez, professores da Escola Contemporânea de Dança e membros do grupo Contemporânea Ensemble.
Candidatos e dançarinos certificados podem ser futuramente convidados a ensinar na Escola Contemporânea de Dança e suas afiliadas.
Após a conclusão de cerca de metade das classes necessárias, os candidatos contarão com um mentor para delinear um projeto final a ser concluído no prazo de seis meses.
O mentor irá trabalhar com o candidato para criar um projeto final apropriado até a sua conclusão. Isto poderá incluir sessões de prática de ensino e/ou coaching, dependendo do projeto. Mentores serão sorteados entre os professores da ECD.
Para obter mais informações e para receber uma lista de requisitos para a conclusão, entre em contato através do e-mail escolacontemporanea@gmail.com
The certification will be offered for basic studies in Duncan's work and prepares dancers to teach the dance of Isadora Duncan to children and non-professional adults. Conceived as a 400-hour program, the goal is to give students the opportunity to study and achieve a profound understanding of Duncan's technique and its teaching pedagogy.
The program is designed so that those who have completed the program can throughout their study maintain a continuous relationship with the artistic director, Fátima Suarez, teachers of the contemporary School of dance and members of the group Contemporânea Ensemble. Certified candidates and dancers can be later invited to teach at the school and its affiliates. Upon completion of about half of the required classes, candidates will count on a mentor to outline a final project to be completed within six months.
The mentor will work with the applicant to create an appropriate final project until its completion. This may include teaching and/or coaching practice sessions, depending on the project. Mentors will be drawn among the ECD teachers. For more information and to receive a list of requirements for completion, please contact the ECD at escolacontemporanea@gmail.com.
FORMAÇÃO ITINERANTE DE PROFESSORES DE DANÇA
ITINERANT TRAINING OF DANCE TEACHERS
A Formação Itinerante de Professores de Dança, realizada pela Escola Contemporânea de Dança em parceria com a Jornada de Dança da Bahia, existe há mais de 12 anos. Durante esta trajetória o projeto visitou mais de 30 localidades em todo o Brasil, incluindo o interior da Bahia, envolvendo mais de 1.600 alunos/educadores e criando uma rede de comunicação e troca de saberes.
A formação tem o objetivo de capacitar profissionais e professores para o ensino da dança e fomentar o exercício de uma prática docente reflexiva e criativa. O programa é desenvolvido em encontros que se conectam e interagem entre si, mas também são independentes e possibilitam, por si só, uma experiência plena de sentidos e aprendizagens.
Em cada encontro são abordados temas relevantes do campo da educação e conteúdos práticos relacionados à dança, como técnica, criação coreográfica e improvisação.
The Itinerant Training of Dance Teachers performed by the Contemporary Dance School in partnership with the Bahia Dance Day has existed for more than 12 years. During this trajectory, the project visited more than 30 locations throughout Brazil, including the interior of Bahia involving more than 1,600 students /educators and creating a communication and knowledge exchange network.
The objective is to train professionals and teachers to teach dance and foster the exercise of a reflexive and creative teaching practice. The program will be developed in meetings that connect and interact with each other, but are also independent and allow, in themselves, a full experience of meanings and learning.
In each meeting are addressed relevant themes of the field of education and practical content related to dance, such as technique, choreographic creation and improvisation.